MANIFESTAÇÕES POPULARES

Blogue destinado à divulgar atividades culturais locais popularescas, como grupos de bairros, ou arte produzida pelo povo.

sábado, 11 de abril de 2009

Cultura Popular Brasileira é Múltipla e Diversa

“Descendo a ladeira, virando à direita, no centro da praça, no final do beco, depois do sinal, seguindo em frente... em Salvador em todo canto tem cultura”. Salvador Cultura Todo Dia.

Cultura popular é a cultura do povo. É o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas do conhecimento: crenças, artes, moral linguagem, costumes, idéias, tradições, hábitos, artesanato, folclore, etc. Quais os projetos culturais de relevância nos bairros periféricos? Um exemplo disso é a reunião de repentistas na Praça Cairu, no Comércio.

Outra expressão cultural que diz muito sobre a cultura popular da Bahia é o Balé Folclórico da Bahia. Fundado pelo bailarino, coreógrafo e antropólogo Walson Botelho, é a única companhia de dança folclórica profissional do país. Há 20 anos, o Balé Folclórico da Bahia apresenta um significativo currículo de atividades que inclui prêmios e turnês nacionais e internacionais.

A Fundação Gregório de Matos fez um mapeamento e identificou algumas áreas culturais de Salvador. São elas: Brotas, Centro, Federação, Liberdade, Miolo Central, Orla Atlântica, Península e Comércio, Subúrbio. Nesses locais existem inúmeras manifestações culturais populares. Uma das mais interessantes se encontra no bairro da Liberdade: o Ilê Aiyê. Fundado em 1° de Novembro de 1974, no Curuzu, na Liberdade, o Ilê Aiyê, com 3 mil associados é hoje um patrimônio da cultura baiana, um marco no processo de reafricanização do carnaval da Bahia.
(por Suely Temporal)

Um comentário:

ASSOC.ETNO DESENV.MUZANZO disse...

sou da comunidade Quilombola de pitanga de palmares Simões Filho BAHIA. ONDE lá teremos
entre os dias 24,25,26 e 27 de fevereiro de 2011 , a unica e maior manifestações cultural de simões filho a Dança de são gonçalo.

por favor se possivel divulgue email jwdabahia@bol.com.br

Postar um comentário